Goiás dá adeus a Iris Rezende, uma de suas maiores lideranças

A morte de Iris Rezende Machado (MDB), de 87 anos, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, repercute em especial no meio político. O atual governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), e o atual prefeito da capital, Rogério Cruz (Republicanos), usaram as redes sociais para lamentar o falecimento do político. O presidente da Câmara Municipal da capital, vereador Romário Policarpo (Patriota), também publicou homenagem.

Iris teve sua morte confirmada na madrugada desta terça (9/11). Ele estava em um hospital de São Paulo, tratando, há pouco mais de três meses, das complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. No sábado (6/11), Iris Rezende teve piora no estado de saúde e precisou ser novamente intubado em decorrência de uma severa pneumonia.

O corpo vai ser velado no Palácio das Esmeraldas, no centro de Goiânia. O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério Santana, na região do bairro de Campinas, também na capital do estado.

Um dos políticos mais conhecidos de Goiás, Iris Rezende é de Cristianópolis, que fica a 92 km da capital goiana. Trata-se da mesma cidade de Marília Mendonça, cantora goiana que morreu aos 26 anos em acidente aéreo em Caratinga (MG) na sexta-feira (5/11). A artista foi sepultada no último sábado (6/11) na capital goiana.

 

Internado às pressas

Iris Rezende teve de ser internado às pressas no início da manhã do último dia 6 de agosto, na capital goiana. Ele sentiu fortes dores de cabeça em casa e foi levado ao Instituto Neurológico de Goiânia por familiares. No mesmo dia, passou por uma cirurgia para controlar um acidente vascular hemorrágico cerebral.

À época, a equipe médica avaliou como positiva a intervenção cirúrgica. Iris precisou ser intubado. Após apresentar, foi extubado. Saiu da unidade de terapia intensiva e chegou a ir para o quarto, já no dia 12 de agosto.

O quadro continuou evoluindo positivamente. No entanto, no dia 21 de agosto, Iris teve uma convulsão e voltou para a UTI. Após nova melhora, retornou para o quarto. Dez dias depois, foi levado novamente para a unidade intensiva.

Na mesma tarde do dia 31 de agosto, Iris Rezende foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, na capital paulista, onde permaneceu desde então. De lá para cá, teve melhoras e pioras no quadro.

 

Veja também;

Iris permanece na UTI por decisão médica, sem previsão de ir para o quarto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *