Hospital numa vista aerea

Unidade atende pacientes com a doença desde 2016, somando mais de 270 atendimentos ambulatoriais.

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promove nesta quarta-feira, 21 de setembro, uma palestra informativa para pacientes e acompanhantes do HGG, em celebração ao Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer. A explanação acontece no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do hospital, a partir das 8h30, com o médico neurologista e psiquiatra do HGG, Leonardo Prestes. O HGG tem profissionais de saúde que prestam atendimento especializado à pacientes com Alzheimer desde 2016. Ao todo, já são mais de 270 atendimentos ambulatoriais na área.

O especialista Leonardo Prestes explica que a maioria das demências estão relacionadas ao envelhecimento e, o Alzheimer, é a mais conhecida e a principal causa de demência entre pessoas. Ele ressalta ainda que o declínio das funções cognitivas do indivíduo acontece quando existe uma piora progressiva e sensível em algumas funcionalidades como memória, atenção e raciocínio. “Se a pessoa começa a ter dificuldade para realizar suas atividades normais como exemplo, uma dona de casa que não consegue cozinhar é o momento procurar ajuda.”

Outro ponto que o especialista esclarece é que se na família existe histórico de Alzheimer, não é regra que as outras pessoas serão acometidas pela doença. “Para o Alzheimer precoce, que acontece antes dos 60 anos, existe uma certa tendência familiar. Inclusive, estudos mais recentes mostram que mesmo as pessoas que tem a genética para a doença, não é um fator determinante”. Sobre o tratamento, Leonardo explica que deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar. “O estímulo da família é muito importante e deve ser trabalhado junto a medicamentos que devem ser tomados de forma adequada, o que vai proporcionar melhor qualidade de vida para esse paciente”.

*Sobre o Alzheimer*

– O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição, por exemplo;
– Estima-se que a cada três segundos alguém desenvolve demência no mundo, o que implica em mais de 9,9 milhões de novos casos a cada ano;
– Estima-se também que cerca de 50 milhões de pessoas estão vivendo com demência no mundo, e esse índice deverá aumentar para 152 milhões em 2050 se estratégias efetivas de redução de risco não forem implementadas.

*Serviço*
Palestra sobre o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer
Data: 21 de setembro (quarta-feira)
Horário: 8h30
Local: Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG

Veja também:

Pablo Marçal

 

By Bruna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *