Holanda não irá mais usar carruagem com ilustração de escravos

Toni/ Flickr/Creative Commons

Nesta última quinta-feira, 13, o rei da Holanda, Willem-Alexander, anunciou que não irá mais usar uma carruagem de ouro. Primordialmente ilustrada com imagens de negros escravizados, ajoelhados em frente a senhores brancos.

A carruagem chamada de ‘Gouden Koets’, tem as imagens na lateral do painel. Ademais, ela está na realeza da Holanda desde 1901. Certamente, nesse período foi usada diversas vezes para levar Willem para eventos especiais.

Informações da imprensa holandesa afirmam que o veículo deixou de usar a carruagem em 2015. Nesse período, o veículo passou por uma reforma ao mesmo tempo em que aumentou a discussão a respeito do racismo na Holanda.

Por meio nota divulgada nas redes sociais, o rei justificou a decisão:

“Não podemos reescrever o passado. Podemos tentar aceitá-lo juntos. Isto também se aplica ao passado colonial. A Gouden Koets só poderá ser usada quando a Holanda estiver pronta para isso. E esse não é o caso no momento. Enquanto houver pessoas vivendo na Holanda que sintam a dor da discriminação no cotidiano, o passado ainda lançará sua sombra sobre nosso tempo”.

O quadro, chamado “Homenagem das Colônias”, mostra um jovem branco dando um livro a um menino negro. De acordo com Nicolaas van der Waay disse, em 1896, a cena representa a “civilização”.

A discussão sobre a carruagem provocou diversos debates no país. Os ativistas são contra os desenhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *