Homem recebe transplante de rins de porco

Reuters

Uma equipe médica dos Estados Unidos informou que teve sucesso ao fazer um transplante dos rins de um porco para um paciente humano que teve morte cerebral.  De acordo com a equipe, isso representa um grande passo nos estudos sobre o uso de órgãos de animais em transplantes. 

Apesar da cirurgia ter acontecido em setembro de 2021, os resultados só foram informados neste mês. O paciente que recebeu os órgãos foi um morador de Huntsville, de 57 anos, chamado de Jim Parsons, ele apresentava um quadro de insuficiência renal, que foi contornado logo depois com transplante oriundo de um porco geneticamente modificado.  

Jim teve morte cerebral declarada no dia 26 de setembro logo depois de sofrer um traumatismo craniano após  um acidente em uma corrida de motos. Visto que os médicos deram mínimas chances para sua recuperação, os familiares permitiram o procedimento.

A equipe relatou que os novos órgãos filtram o sangue corretamente e também ajudam a produzir urina. Outro fator importante é que o corpo humano não rejeitou instantaneamente o transplante. A equipe médica da Universidade do Alabama em Birmingham, informou que os órgãos permaneceram viáveis por 77 horas após o transplante.

Leia mais:

Goiás tem déficit de 41% no estoque de sangue e hemocomponentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *