A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) estima emitir 19,8 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) este ano, prevendo também que as necessidades de financiamento líquidas do Estado ascendam a 12,4 mil milhões de euros. 

“Um montante de EUR 19,8 mil milhões será obtido via emissão bruta de OT, combinando sindicatos e leilões, assegurando emissões mensais”, revela o IGCP, num comunicado

Os leilões de OT, explica o IGCP, “terão a participação dos Operadores Especializados de Valores do Tesouro (OEVT) e Operadores de Mercado Primário (OMP) e serão realizados à segunda ou quarta quartas-feiras de cada mês”.

“O montante indicativo e as linhas de OT a reabrir serão anunciados ao mercado até 3 dias úteis antes do leilão”, acrescenta a mesma nota. 

A estratégia de financiamento, explica o IGCP, para 2023 centrar-se-á na emissão de títulos de dívida pública nos mercados financeiros em EUR com realização regular de emissões de Obrigações do Tesouro (OT), para promover a liquidez e um funcionamento eficiente dos mercados primário e secundário”.

Leia Também: IGCP recompra 1.400 milhões em dívida com maturidade em 2023 e 2024

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *