Mais de 40 personalidades estarão reunidas na 4.ª edição do Oeiras Ignição Gerador, a principal cimeira (summit) dedicada à Cultura em Portugal, entre 17 e 20 de maio. 

Segundo nota da Câmara Municipal de Oeiras, o evento decorre no centro histórico da vila, para abordar o futuro da Cultura, da Criatividade e da Inteligência Artificial num mundo em rápida mudança.

O evento, organizado pelo Gerador – plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação – com apoio da Câmara Municipal de Oeiras, tem como tema ‘À Beira de um Futuro Desconhecido’ e pretende promover o debate sobre o papel da cultura e da criatividade num mundo em transformação.

“Quando, há três anos e em plena pandemia, criámos com a Câmara Municipal de Oeiras o summit que junta a comunidade artística e criativa anualmente, estávamos longe de imaginar o quão determinante iria ser a edição deste ano. A incerteza do futuro, com a ascensão de novas ordens políticas, as revoluções tecnológicas e a disrupção ambiental podem transformar a cultura e a sociedade. O Oeiras Ignição Gerador deste ano vai à procura de respostas para estes temas”, afirma o presidente do Gerador, Tiago Sigorelho, e um dos oradores do evento.

Durante os quatro dias do evento, o Auditório Municipal Eunice Muñoz, a Galeria Verney e o Mercado de Oeiras irão receber personalidades de destaque nas áreas da Cultura, Filosofia, Ciência, Setor Social e Investigação, como o maestro Martim Sousa Tavares, o filósofo Clóvis de Barro Filho, a ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues, a economista Susana Peralta e o químico premiado Nuno Maulide, entre outros.

No dia 18 de maio, o Oeiras Ignição Gerador apresenta o Barómetro da Cultura 2023, uma parceria entre o Gerador e a Qmetrics. Este é único estudo regular no País que avalia a perceção da população sobre o consumo de cultura, oferecendo dados práticos que apoiem a comunidade cultural e os decisores políticos e empresariais na criação e desenvolvimento de estratégias.

Este ano, refere ainda a nota, o Oeiras Ignição Gerador apresenta também a Cabine do Futuro, uma ideia que resulta de um pedido do Gerador ao ChatGPT para que criasse uma iniciativa que envolva a comunidade do Festival.

“Na Cabine do Futuro, os participantes poderão gravar um vídeo de 1 minuto, a ser transmitido no Festival, sobre o papel da Cultura e da criatividade num futuro incerto”, pode ler-se.

A iniciativa estará instalada no Largo 5 de Outubro, no centro histórico de Oeiras, de 15 a 19 de maio, das 13h às 15h e das 16h30 às 19h, e no dia 20 de maio, das 10h às 13h e das 15h30 às 19h30.

Para além das conversas, apresentações individuais, workshops, iniciativas de networking e encontros temáticos, a programação conta também com uma Feira da Criatividade, showcases musicais, performances de dança na rua e concertos de artistas como B Fachada, Celina da Piedade e Ana Santos, entre outros.

Pode consultar o programa e comprar os bilhetes aqui

Leia Também: Festa dos Tabuleiros no inventário de Património Cultural Imaterial

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *