Iniciativa do Ibama pretende prevenir incêndios no Parna Cipó
Reprodução/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizará operação para prevenir incêndios no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte. A chamada “Operação Apoena” acontecerá com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entre os dias 16 e 20 de maio.

De acordo com o Ibama, “o objetivo da atividade é prevenir e combater os incêndios florestais em propriedades rurais localizadas nas proximidades de Terras Indígenas, Comunidades Tradicionais e Unidades de Conservação.” Nesse período específico, os servidores atuarão no Parque Nacional da Serra do Cipó.

A operação ocorrerá em etapas, e a primeira antece o período de maior registro de ocorrência de incêndios. A região do Parque Nacional da Serra do Cipó foi escolhida pelo histórico frequente de incêndios nos últimos cinco anos. Em 2015, chamas destruíram cerca de sete mil hectares do parque. Em 2020, 16% do tamanho total de um dos principais pontos turísticos do estado foi consumido pelo fogo. 

Serão realizadas vistorias em propriedades rurais para verificação de pastagens, lavouras e vegetação nativa no entorno. Também serão avaliadas áreas embargadas e barreiras contra incêndios florestais. Além disso, haverá análises sobre a disponibilidade de mão de obra das propriedades e terrenos próximos e equipamentos da vizinhança que poderão ser utilizados em caso de incêndio.

Parque Nacional da Serra do Cipó

O Parque Nacional da Serra do Cipó está localizado a 100 km de Belo Horizonte, possui uma área de 31.639,18 hectares e uma média de 2.481 focos de incêndio por ano, uma média de seis por dia. O Parque é conhecido pela fauna e flora diversificadas, incluindo animais ameaçados de extinção como lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada..

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *