Ligações a Portugal suspensas na pandemia manter-se-ão assim, diz Espanha

“Os comboios noturnos perderam no seu último ano de funcionamento 40 milhões de euros”, justificou o ministro, numa audição parlamentar, em Madrid, para apresentar as linhas do Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável na nova legislatura espanhola, que arrancou no final de novembro.

Óscar Puente acrescentou que Espanha tem falta de material ferroviário circulante e revelou que os comboios que eram usados nas ligações a Portugal já estão a ser reconvertidos para serem usados noutras linhas.

O ministro foi confrontado com perguntas sobre as ligações ferroviárias com Portugal pelos partidos Somar (que faz parte da coligação no Governo, liderado pelos socialistas), Partido Nacionalista Basco (PNV, na sigla em espanhol) e Bloco Nacionalista Galego (BNG).

Os três partidos pediram ao ministro que fosse reconsiderada a decisão de não repor os comboios noturnos que ligavam Espanha e Portugal.

No domingo passado, pelo menos 15 mil pessoas, segundo a polícia, estiveram também numa manifestação em Salamanca, Espanha, para pedir mais ligações ferroviárias para esta região do país, incluindo um comboio rápido com Portugal.

A ligação ferroviária entre Portugal e Espanha através da fronteira de Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro (por onde passava o SudExpress, com destino à fronteira francesa de Hendaia) foi interrompida em março de 2020, por causa da pandemia, e nunca mais foi recuperada, por falta de interesse da operadora espanhola.

Em 2011 havia já sido suspenso o comboio Lusitânia, a única ligação direta de comboio entre Lisboa e Madrid, que se fazia pela fronteira Caia-Badajoz.

O ministro espanhol disse hoje que as suas primeiras reuniões internacionais incluem o Governo de Portugal, para falar sobre infraestruturas e a melhoria das ligações entre os dois países.

A ligação entre Porto e Vigo deverá ser a primeira ligação ferroviária de alta velocidade entre Espanha e Portugal, estando a ser estudada pelos dois países.

Na audição de hoje, Óscar Puente disse que a ligação de alta velocidade entre Madrid e Vigo arrancará em março deste ano.

Em 05 de janeiro, o ministro garantiu, durante uma visita a Pontevdra, na Galiza, que a ligação ferroviária da região a Portugal permanece “absolutamente necessária e prioritária” para o Governo de Madrid.

“Vamos continuar com todas as tramitações”, sublinhou Óscar Puente, citado pela agência de notícias EFE, referindo-se ao traçado da saída sul de Vigo, um túnel rumo a Portugal que “está em fase de estudo”.

A última etapa a ser lançada foi a elaboração do estudo geológico sobre o traçado, um documento que será anexado ao estudo informativo pedido pelo Governo espanhol.

Em maio, o Governo espanhol adjudicou a realização de um estudo para a saída sul de Vigo, um troço ferroviário de alta velocidade entre a cidade e Valença, no distrito de Viana do Castelo, parte da linha projetada que ligará a Galiza ao Porto.

Quanto a prazos dentro do processo do estudo prévio, o governante recusou assumir “compromissos artificiais a médio e longo prazo”.

Quando se completar o estudo informativo e, posteriormente, esteja feito o projeto, “falar-se-á da obra”, disse Óscar Puente.

Para Espanha, as ligações com Portugal e França são “fundamentais” e serão analisadas em cimeiras bilaterais com ambos os países.

“As infraestruturas com os dois países mais próximos são muito importantes e vamos apostar firmemente nelas”, garantiu.

Em 07 de novembro, a Infraestruturas de Portugal (IP) apontou para 2027/2028 o arranque das obras da ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, revelando que decorrem já estudos nos dois países.

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By Evelyn

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