Beluga: atraso na vinda ao Brasil Laurent Errera – Wikimedia Commons

O Beluga irá pernoitar neste domingo (24) em Fortaleza. Representantes da Airbus afirmaram ao blog que a chegada a Viracopos foi adiada para esta segunda-feira (25), com horário ainda a ser confirmado. 

O motivo alegado: condições climáticas desfavoráveis. Uma tempestade na região de Dakar atrasou a partida da capital senegalesa.

Outra barreira também está provavelmente na Zona de Convergência Intertropical, onde formações pesadas de nuvens se acumulam. Como o Beluga voa a baixa altitude – cerca de 22.000 pés – a aeronave precisa realizar uma série de desvios.

A velocidade do Beluga também é lenta, comparada a jatos intercontinentais de passageiros: por volta dos 428 nós (791 km/h).

A aeronave, que saiu de Toulouse, na França, trazendo um helicóptero modelo ACH 160 como carga, fez uma escala em Dakar e deixou o Senegal rumo ao Brasil com praticamente um dia de atraso. 

A chegada na capital cearense deve ocorrer no meio da tarde deste domingo.

Com isto, a expectativa de admiradores, curiosos e spotter (fotógrafos especializados em aviação) que se preparavam para acompanhar o pouso em Campinas vai ficar para esta segunda-feira. A expectativa é que o avião-baleia chegue ao interior de São Paulo por volta do meio-dia.

A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, inclusive, divulgou uma nota anunciando que o “Spotter Day” de Viracopos foi adiado para amanhã. 

Também haverá uma cerimônia para convidados exclusivos da Airbus, que será realizada no hangar da Azul Linhas Aéreas, em Campinas.

 

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *