Civis retirados de Donetsk e Luhansk embarcam em trem para a cidade ucraniana de Lviv Anatolii Stepanov/AFP – 15.06.2022

A situação humanitária no leste da Ucrânia é “extremamente preocupante” e se deteriora “rapidamente” após quatro meses de invasão russa, disse a Agência de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), em um comunicado, nesta sexta-feira (17).

Segundo a ONU, a situação é “particularmente preocupante em Severodonetsk e nos seus arredores”, uma cidade no leste da Ucrânia onde os combates contra os russos não cessam há semanas.

Centenas de civis estão escondidos na cidade, alguns deles se refugiam em uma fábrica de produtos químicos.

As Nações Unidas explicam que “o acesso a alimentos, água potável, cuidados médicos essenciais e eletricidade é reduzido” na cidade.

O OCHA lamenta, especificamente, que as partes em conflito “não tenham chegado a um acordo para facilitar a retirada de civis ou permitir o acesso à ajuda humanitária” em Severodonetsk e na cidade vizinha de Lysychansk.

A agência afirma que os combates continuam a aumentar no leste da Ucrânia e que a guerra está deixando um número “enorme” de vidas de “civis, incluindo trabalhadores humanitários”.

Apesar de todos esses desafios, a ONU e seus parceiros humanitários conseguiram alcançar 8,8 milhões de pessoas em toda a Ucrânia.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *