Quanta energia será gasta no Sporting-FC Porto? Quantas casas iluminaria

Segunda-feira é dia de Clássico entre Sporting e FC Porto, um evento que requer muita organização e… iluminação. Cálculos da Selectra revelam que a energia que será utilizada neste jogo, no Estádio de Alvalade, daria para alimentar mais de meia dúzia de casas durante um ano

“Um estádio de competição médio consome até 25.000 kWh durante um jogo de 90 minutos. A energia utilizada durante essa hora e meia poderia alimentar mais de meia dúzia de casas durante um ano inteiro”, revela a Selectra, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, tendo por base dados da Pordata. 

A empresa de comparação de tarifas adianta, contudo, o “consumo de energia nos estádios varia consoante a estação do ano”.

Relativamente à potência, estima-se que a necessária para um evento neste tipo de infraestrutura “poderia iluminar uma cidade como Guimarães, Coimbra ou Leiria“.

“Também devido às estritas indicações no que toca à iluminação, o relvado tem de ter uma iluminação uniforme, o que aumenta o consumo de energia. A isto juntam-se os ecrãs gigantes e os de publicidade, que, em conjunto, representam quase 40% do consumo total de energia durante um jogo”, pode ler-se. 

E há mais: “As cozinhas e os serviços de catering que aquecem os alimentos e mantém as bebidas refrigeradas para cerca de 50.000 pessoas podem facilmente consumir mais de 20% do consumo total de luz do estádio”. 

Distribuição do consumo de energia num estádio© Selectra

De recordar que o jogo entre Sporting e FC Porto, relativo à 14.ª jornada da I Liga, está agendado para segunda-feira, dia 18 de dezembro, às 20h15, no Estádio de Alvalade, em Lisboa. 

Leia Também: Rúben Amorim aquece Gyokeres para o Clássico: “Tem um problema no joelho”

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *