Rendimento real das famílias per capita na OCDE cai 0,2% no 3.º trimestre

 

Num comunicado hoje divulgado, a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) afirma que esta diminuição do rendimento real das famílias per capita pôs fim a quatro trimestres consecutivos de crescimento a partir do terceiro trimestre de 2022.

Apesar da diminuição global, 11 países da OCDE registaram um aumento do rendimento real das famílias per capita, com a Hungria a registar o maior aumento (5,5%), devido ao forte crescimento da remuneração dos trabalhadores, dos rendimentos do trabalho independente e dos rendimentos de propriedade.

Dos 21 países da OCDE para os quais existiam dados disponíveis, 10 registaram diminuições, tendo Espanha registado a maior contração (-2,1%), impulsionada por um aumento dos impostos sobre o rendimento e o património.

Entre as economias do G7, o rendimento real das famílias per capita aumentou 1,4% em Itália, impulsionado principalmente pelo crescimento da remuneração dos trabalhadores por conta de outrem e do rendimento do trabalho por conta própria.

O Reino Unido também teve um crescimento do rendimento real das famílias per capita, mas abrandou para 0,2% no terceiro trimestre de 2023, contra 2,1% no trimestre anterior, uma vez que o PIB real per capita diminuiu pelo segundo trimestre consecutivo.

A Alemanha registou uma diminuição de 0,6% no rendimento real das famílias per capita, com o PIB real per capita a cair pelo quarto trimestre consecutivo, e o Canadá também registou uma diminuição do rendimento real das famílias per capita no terceiro trimestre (-0,5%).

Nos Estados Unidos, apesar de um aumento de 1% no PIB real per capita e de aumentos nas remunerações dos trabalhadores por conta de outrem e nos rendimentos do trabalho por conta própria, o rendimento real das famílias per capita diminuiu ligeiramente no terceiro trimestre (-0,3%), devido principalmente a reduções nos pagamentos de prestações sociais do Estado, e a aumentos nos pagamentos de impostos e contribuições para a segurança social.

A França registou uma ligeira contração (-0,1%) tanto no rendimento real das famílias per capita como no PIB real per capita.

Leia Também: Imagem mostra protótipo do novo dobrável da Google

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *