Pais durante funeral de seus filhos na cidade de Uvalde, no Texas (EUA) Brandon Bell/Getty Images North America/Getty Images via AFP – 31.05.2022

Uma situação “caótica”, falta de comando e policiais “apáticos” foram algumas das conclusões de uma comissão parlamentar do Texas, que investigou a atuação da Polícia e das autoridades locais no ataque a tiros em 24 de maio na escola da cidade de Uvalde, que deixou 21 mortos.

De acordo com o relatório desta comissão, os agentes das forças de ordem que participaram da operação “não respeitaram sua formação” e “não puseram a vida das vítimas inocentes acima de sua própria segurança”.

Desde a chegada dos primeiros agentes até a morte do atirador passaram-se 73 minutos, uma demora “inaceitável” devido a “uma falta de comando que poderia ter contribuído para a perda de vidas”, assegura o informe.

Apesar de ser “provável que a maioria das vítimas tenha falecido imediatamente após os primeiros disparos”, alguns morreram durante sua transferência para o hospital e é “possível” que estas vítimas pudessem ter sobrevivido se tivessem sido socorridas rapidamente, acrescenta.

Trabalho da polícia no dia do atentado em maio passado

Trabalho da polícia no dia do atentado em maio passado Marco Bello/Reuters – 24.05.2022

Steven McCraw, diretor de segurança pública do Texas, já tinha qualificado de “fracasso absoluto” a resposta das autoridades ao massacre, concentrando suas críticas no chefe da polícia do distrito escolar de Uvalde, Pete Arredondo, que depois foi suspenso.

“Não assumiu sua responsabilidade de comandante” e cometeu erros de análise porque não dispunha de toda a informação, avaliaram os parlamentares no relatório.

Ninguém tampouco sugeriu substituí-lo ou ajudá-lo: “a atitude de todos os agentes foi apática” e “o cenário, caótico, sem que ninguém fosse claramente encarregado”, acrescenta.

As críticas aumentaram após a publicação de um vídeo em que se vê a chegada do atirador com um fuzil de assalto e em seguida a longa espera dos agentes em um corredor da escola.

Veja quem são as pessoas que morreram no ataque em escola de Uvalde, no Texas:

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *