Ressaca ou Covid? Aprenda a diferenciar os sintomas das duas condições

Festas de fim de ano em meio à pandemia podem causar confusão. Entenda as diferenças entre a ressaca e a infecção pelo coronavírus ( Foto: Matheus Veloso)

 

Durante as festas de fim de ano, com as muitas confraternizações e encontros com amigos e familiares, o abuso de álcool é muito comum e , com ele, vem a ressaca. Porém, em tempos de pandemia e com a chegada da variante Ômicron no Brasil, é fácil confundir os sintomas da bebedeira com os da Covid-19.

 

Os sinais da ressaca são conhecidos: fraqueza, dor de cabeça, dor no corpo e na garganta são comuns em quem bebeu demais na noite anterior. As consequências da bebedeira são causadas basicamente pela desidratação por conta do álcool e a tentativa do organismo de se recuperar da toxicidade da bebida.

 

Já os sintomas da variante Delta, a mais prevalente no Brasil no momento, são nariz escorrendo, dor de garganta, fadiga e dor muscular. A Ômicron, que vai se espalhando no mundo, causa sinais semelhantes, incluindo perda de apetite e espirros. Em vacinados, as novas cepas parecem causar uma doença semelhante à gripe comum.

 

O médico inglês Adam Caputa ensina que a principal diferença entre a ressaca e a Covid-19 é o tempo dos sintomas. As consequências do abuso de álcool costumam passar em 24h, e vão melhorando ao longo do dia. Já na infecção pelo coronavírus, a tendência é perceber um agravamento dos sinais da doença antes do alívio.

Se o descanso e alimentação melhoram os sintomas, provavelmente não é Covid”, afirma o médico, em entrevista ao jornal The Sun. Ele aconselha o indivíduo em dúvida a prestar atenção no próprio corpo, e tentar comparar os sinais com ressacas do passado. Caso sejam diferentes, a recomendação é fazer um teste, principalmente se aparecerem sintomas como febre e tosse.

Fonte: Metrópoles

Leia Mais Saúde mental na paquera: qual o momento certo para abordar o tema?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *