Senador Canedo vive explosão de casos de dengue volta a preocupar no município

Senador Canedo vive uma explosão de casos de dengue. A cidade passou de exemplo no combate ao Aedes aegypti para um local que tem preocupado a população. O município tem inúmeros lotes baldios e lugares com risco potencial de propagação da doença, mas tem se preocupado apenas com a área onde será feito o Rodeio Fast, que está intacta e pronta para receber a festa.

Com o crescimento do contágio da doença, os postos de saúde já registram grande demanda. Filas enormes e incontáveis horas de espera fazem parte do cotidiano da cidade. Os moradores têm sofrido com a falta de planejamento e ações de combate à dengue.

O sentimento de quem passa pelas ruas de Senador Canedo é de que não há gestão. Fotos enviadas por leitores do Portal Madelyn News mostram o verdadeiro descaso existente no município. Lotes baldios repletos de pneus, garrafas e outros materiais que acumulam água parada; terrenos sem a devida roçagem e lixo…muito lixo em vários imóveis abandonados.

Vale ressaltar que, segundo dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), cerca de 43,8% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue se concentram no lixo. Assim, é preciso que a Prefeitura fiscalize e promova ações efetivas para combater a doença.

Nas redes sociais, a Prefeitura diz que tem feito programas de educação ambiental para as crianças. No entanto, a própria gestão não recolhe os lixos da cidade e deixa o município completamente jogado.

Uma moradora que preferiu não ser identificada afirma que o marido foi diagnosticado com dengue. “Ele está muito debilitado. Nunca passamos por isso. E a nossa maior indignação é saber que parte disso é culpa da Prefeitura, que não limpa terrenos baldios, praças, cemitérios. Também é preciso fiscalizar aqueles comércios que são potencialmente mais perigosos como borracharias e ferros velhos”, disse.

Área do o Rodeio Fast 

Prefeitura de Senador Canedo foge da responsabilidade

Em nota enviada ao Madelyn, a Prefeitura fugiu da responsabilidade e disse que o aumento de casos de dengue se deve pelas chuvas intensas e a falta de compromisso com a limpeza dos terrenos e residências pelos proprietários.

“A SMS está trabalhando intensivamente para eliminar os focos da dengue, em parceria com as equipes de agentes comunitários de saúde e de endemias. Além disso, está sendo efetuado um trabalho de conscientização nas residências, pois se cada um fizer a sua parte conseguimos eliminar o mosquito Aedes aegypti”, diz trecho.

A pasta também afirmou que estão sendo realizados trabalhos nas escolas com orientações e ações junto aos alunos, sobre como deve ser feito o combate contra a proliferação do mosquito. Por fim, disse que conta também com a parceria de diversos órgãos e secretarias que não medem esforços no combate à dengue no município de Senador Canedo.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *