O Sporting de Braga deixou para trás a derrota sofrida no passado fim de semana, na visita ao Benfica, e regressou, este domingo, às vitórias, ao receber e bater o Santa Clara, por 5-3, colocando-se a um curto passo de garantir um lugar no top3 da I Liga.

A jogar em casa, os arsenalistas entraram com tudo, e, ao fim de dez minutos, já venciam, graças a um golo de Ricardo Horta. No entanto, apenas três minutos depois, Paulo Oliveira derrubou Ricardinho na grande área, e Matheus Babi atirou a contar, a partir da marca dos 11 metros.

Um lance que teve o condão de ‘despertar’ os minhotos, que voltaram a fazer a festa por mais duas vezes antes do apito para o intervalo, primeiro, por Sikou Niakaté, e, depois, por Abel Ruiz, transmitindo a mensagem de que tudo estaria resolvido… o que não era verdade.

Os insulares regressaram dos balneários empenhados em complicar a vida aos homens da casa, e obrigaram Matheus Magalhães a uma série de boas defesas. No entanto, aos 70 minutos, nada havia a fazer para travar mais um penálti convertido por Matheus Babi.

Os açorianos chegaram mesmo a repor a igualdade, aos 85 minutos, graças a um belo cabeceamento de Kennedy Boateng. Um golo que mereceu resposta imediata, já que, apenas dois minutos depois, já Bruma fazia a festa. A ‘machadada final’ surgiu aos 90+4 minutos, por Pizzi.

Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting de Braga passa a somar 74 pontos, o que o deixa na terceira posição da I Liga, a dois pontos do segundo classificado, o FC Porto (que ainda vai receber o Casa Pia) e com mais quatro do que o Sporting (que, na véspera, bateu o Marítimo).

Significa isto que basta ao conjunto orientado por Artur Jorge conquistar mais três pontos nas duas últimas jornadas que restam (contra Boavista e Paços de Ferreira) para garantirem, pelo menos, o terceiro lugar, que vale um lugar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O Santa Clara, por sua vez, permanece no 18.º e último lugar, com 19 pontos, menos quatro do que o Marítimo, que ocupa o 16.º lugar, o melhor a que pode aspirar, e que dá acesso a um playoff de manutenção, juntamente com o terceiro classificado da II Liga.

Onzes

Sporting de Braga: Matheus; Víctor Gómez, Niakaté, Paulo Oliveira, Sequeira; Racic, André Horta, Iuri Medeiros, Bruma; Ricardo Horta e Abel Ruiz.

Santa Clara: Gabriel Batista; Pierre Sagna, Nogueira, Boateng, MT; Jordão, Adriano, Bruno Almeida; Ricardinho, Gabriel Silva e Matheus Babi.

Antevisão

O Estádio Municipal de Braga será, ao final da tarde deste domingo, palco de um embate entre Sporting de Braga e Santa Clara, equipas que chegam à 32.ª jornada com margem de manobra praticamente nula, ainda que por motivos radicalmente diferentes.

Os minhotos estão obrigados a vencer, uma vez que, na véspera, o quarto classificado, o Sporting, derrotou o Marítimo, por 2-1, colocando-se a apenas um ponto do terceiro lugar, o último que dá acesso à próxima temporada da Liga dos Campeões.

Um duelo que também teve implicações na vida do emblema insular, 18.º e último classificado, que sabe, desde já, que, em caso de triunfo, ficarão a apenas um ponto dos madeirenses, que ocupam a posição de acesso ao playoff de manutenção.

O Sporting de Braga-Santa Clara irá contar com a arbitragem de Vítor Ferreira, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Artur Jorge admite que Sporting de Braga podia “ter feito mais” na Luz

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *