TJ autoriza transfusão de sangue em gêmeos filhos de testemunhas de Jeová

Segmento religioso considera procedimento desrespeitoso ( Foto: Juliana França)

 

Gêmeos recém-nascidos e filhos de testemunhas de jeová poderão receber uma transfusão sanguínea após o pedido de uma maternidade de Goiânia ser acatado pela juíza Patrícia Machado Carrijo na segunda-feira (27). Os pais não aceitam o procedimento por ser considerado uma ofensa à religião.

 

De acordo com o relatório médico, os bebês, nascidos de forma prematura, estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com baixo peso e sérios riscos de infecção, apneia, displasia bronco pulmonar e anemia. Após analisar o quadro de saúde dos irmãos, médicos concluíram que a transfusão é necessária.

 

Ao informarem os pais sobre a necessidade do procedimento, o casal não autorizou porque, segundo eles, este seria um desrespeito a Deus.  A maternidade, então, pediu uma autorização judicial  para realizar a transfusão.

Juíza diz que direito à vida sobrepõe a o da liberdade religiosa

 

Patrícia Carrijo afirmou ainda que a realização da transfusão sanguínea é de interesse social e não individual. “Portanto, não se está a negar que as liberdades de consciência e de culto religioso sejam garantias fundamentais elencadas em nossa Carta Magna. Entretanto, o que se coloca em xeque, no caso, não é a garantia de um direito individual puro e simples, mas a garantia do direito de uma pessoa ainda incapaz, com natureza personalíssima e, portanto, irrenunciável”.

Doar e receber sangue é considerado desrespeito à fé pelos testemunhas de Jeová

 

Eles se baseiam em passagens bíblicas como Gêneses 9:4 que diz “Mas não comam carne com sangue, que é vida”; Levítico 17:10 “E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo”; Levítico 17:14 “Porque a vida de toda carne é o seu sangue. Por isso eu disse aos israelitas: Vocês não poderão comer o sangue de nenhum animal, porque a vida de toda carne é o seu sangue e todo aquele que comer será eliminado”, entre outras.

Fonte: Mais Goiás

 

Leia Mais Simone bate boca com seguidora após discussão sobre religião: ‘Ninguém pode apontar o dedo’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *