Estados Unidos estão em conversação para aprovar Pfizer para crianças de 6 meses a 5 anos Leonhard Foeger/Reuters

A vacina da Pfizer contra a Covid-19 é segura e eficaz para crianças entre seis meses e cinco anos quando dada três doses, disse a empresa farmacêutica em um comunicado emitido na segunda-feira (23).

O anúncio ocorre em um momento em que a FDA – agência reguladora do Estados Unidos – agendou várias reuniões para discutir a autorização da vacina contra a Covid para a feixa etária de crianças mais jovens, que não são elegíveis para vacinação na maioria dos países.

A Pfizer-BioNTech fez um teste clínico no qual administrou três doses de três microgramas e descobriu que a vacina provocou uma forte resposta imune.

Os efeitos colaterais, segundo a empresa, foram semelhantes entre aqueles que receberam a vacina e o placebo. A eficácia da vacina foi de 80,3%, segundo estimativa preliminar.

“Estamos satisfeitos que nosso composto para os pequenos, que selecionamos cuidadosamente para ser um décimo da dose adulta, foi bem tolerado e produziu uma forte resposta imune”, disse o CEO da Pfizer, Albert Bourla, em comunicado.

“Estamos ansiosos para concluir nossas submissões aos reguladores mundiais em breve na esperança de disponibilizar essa vacina para crianças mais jovens o mais rápido possível.”

Especialistas da FDA estão agendados para três reuniões em junho, nas quais provavelmente decidirão se autorizarão os imunizantes para os menores de cinco anos.

A agência havia planejado originalmente avaliar a vacina de duas doses da Pfizer em fevereiro, mas os dados mostraram que ela não provocou uma resposta imune forte o suficiente em crianças de dois a quatro anos. A FDA então pediu para ver dados de uma terceira injeção.

Efeitos colaterais leves

De acordo com os novos dados, 1.678 crianças receberam uma terceira dose pelo menos dois meses após a segunda, em um momento em que a variante Ômicron era predominante.

Uma análise de um subconjunto de participantes revelou que os níveis de anticorpos eram semelhantes aos registrados em jovens de 16 a 25 anos que receberam duas doses. Não foram identificados novos eventos adversos, e a maioria dos efeitos colaterais foram leves ou moderados.

“De acordo com o comunicado de imprensa da Pfizer, as três doses de sua vacina de Covid parecem ser muito seguras e altamente eficazes na prevenção não apenas de doenças graves, hospitalização e morte por Covid”, disse Celine Gounder à AFP. editor-chefe de saúde pública no Kaiser Health News.

“No entanto, sabemos que a proteção contra a infecção pelo SARS-CoV-2 e a doença sintomática mais branda diminui com o tempo”, acrescentou Gounder, especialista em doenças infecciosas e epidemiologista.

“A Pfizer informa os dados de acompanhamento apenas até sete dias após a terceira dose da vacina. É muito cedo para dizer como as três doses funcionariam depois de vários meses ou um ano.”

“Seria bom que duas doses da vacina da Pfizer tivesse funcionado. Mas a série de três doses parece ter dado a essas crianças a proteção que queremos que elas tenham”, disse à AFP Jeremy Faust, do Departamento de Medicina de Emergência do Brigham and Women’s Hospital, em Boston.

A Covid grave é muito rara entre crianças menores de cinco anos. Os Estados Unidos registraram 477 mortes nessa faixa etária, 0,1% de todas as mortes.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *