Soldado ucraniano é visto em cima de um tanque, na região de Donetsk Jorge Silva/Reuters – 28.04.2022

Em meio à ivasão russa, o parlamento ucraniano aprovou neste domingo (22) a prorrogação da lei marcial e da mobilização geral até 23 de agosto. 

As medidas foram sancionadas em 24 de fevereiro, quando a invasão ao país começou. Os dois textos já haviam sido prorrogados, em duas ocasiões, pelo período de um mês.

A Lei marcial é uma norma que um governo implanta para substituir todas as leis e autoridades civis por leis militares. Essas, por sua vez, passam a ser definidas por autoridades militarizadas. A lei marcial é implantada pelo Exército em resposta aos cenários de extremo conflito e a crises civis e políticas. Ou em situações de perigo e catástrofes que desestabilizam o governo. Ela ainda pode ser acionada em casos especiais, que os militares consideram “situações de caos”.

Ao lado da lei marcial, a Ucrânia proibiu os homens de 18 e 60 anos deixem o país. A medida permanecerá válida enquanto a lei marcial estiver em vigor.

Quase três meses após o início de sua ofensiva, a Rússia continuava bombardeando o leste da Ucrânia neste domingo (22). Após o fracasso em sua tentativa de conquistar Kiev, as tropas russas concentram seus ataques, desde março, no leste ucraniano.

 

Idosos usam celeiro como abrigo em meio ao conflito na Ucrânia

 

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *