5 chás que ajudam a desinchar

5 Chás que ajudam a desinchar. Foto: reprodução

Depois de uma semana agitada e recheada de refeições deliciosas, o que fica é o inchaço e a retenção de líquido no corpo. Essa sensação se dá pelo baixo consumo de água nos últimos dias e pelas comidas, que podem causar certo tipo de inflamação no corpo, como os pratos com muito sódio e gorduras saturadas.

A fim de combater esses sintomas, alguns chás aparecem para dar aquela forcinha extra. Sozinhos, devemos admitir que eles não fazem milagres, mas, quando aliados à alimentação saudável, eles podem ajudar a combater a retenção. Não só pelas propriedades das ervas, os chás nos ajudam a aumentar o consumo de água, uma das recomendações mais básicas para a saúde. Os preparados abaixo podem ser consumidos em até um litro por dia.

 

5 Chás que ajudam a desinchar

1. Chá de hibisco

Com ação diurética, o chá de hibisco colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo o inchaço. Um estudo da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, publicado no Journal of Ethnopharmacology, aponta que a planta possui uma substância antioxidante, o flavonoide quercitina, que ajuda nessa função.

 

5 Chás que ajudam a desinchar

2. Chá verde

Além da cafeína, que favorece o despertar, o chá verde possui nutrientes como as vitaminas C, com ação antioxidante; K, que ajuda na saúde óssea e na coagulação sanguínea; e B1 e B2, que atuam nos processos metabólicos.

 

5 Chás que ajudam a desinchar

3. Chá de gengibre

Anti-inflamatório, o gengibre é popularmente conhecido como um alimento termogênico, que acelera a queima de gordura. Porém, essa ação é muito mais complexa, fazendo com que seja necessário focarmos nas vantagens mais palpáveis da raíz, como a ação do gingerol, um dos compostos presentes no alimento. Ele possui ação antioxidante e antimicrobiana. Por isso o gengibre é muito indicado no combate a gripes e resfriados. Já quando falamos em perda de peso, o consumo diário vegetal pode ajudar na redução das celulites, que também são frutos de processos inflamatórios do organismo, e funcionar com diurético.

 

5 Chás que ajudam a desinchar

4. Chá de cavalinha

Esse chá também tem ação diurética e é útil no processo de alívio do inchaço. Pelo seu poder anti-inflamatório, a erva estimula o trabalho dos rins na eliminação de líquidos retidos. Além disso, os flavonoides presentes na planta ajudam a combater o substâncias tóxicas no organismo.

 

5. Chá de casca de abacaxi

Aproveitando as sobras da fruta, essa bebida possui vitamina C. Além disso, a bromelina, enzima presente no ingrediente pode ajudar nos processos digestivos. Para fazer, basta infundir a casca de abacaxi sob água fervente por alguns minutos. Você pode, inclusive, adicionar algumas folhas de hortelã para complementar o sabor.

 

Veja também; Pão doce de paçoca; Café da manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *