Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data de grande significado, marcada por reflexões e ações em todo o mundo. Comemorado anualmente em 8 de março, este dia serve como um lembrete das lutas históricas das mulheres por igualdade de direitos, oportunidades e reconhecimento.

Qual a origem dessa data ?

No dia 8 de março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica em Nova York decidiram entrar em greve, ocupando o local de trabalho para exigir a redução da jornada de trabalho de mais de 16 horas diárias para 10 horas. Essas mulheres, tinham o salário de um terço do que era pago aos homens, enfrentavam condições de trabalho desumanas e injustas.

A trágica dimensão dessas condições foi evidenciada quando um incêndio eclodiu na fábrica, aprisionando cerca de 130 operárias dentro das instalações. Esse terrível incidente resultou na perda de vidas femininas enquanto lutavam por condições de trabalho mais dignas.

Em reconhecimento, o Dia Internacional da Mulher foi oficialmente instituído durante uma conferência internacional de mulheres realizada em 1910, na Dinamarca. Desde então, o 8 de março se tornou um símbolo poderoso da luta contínua pela emancipação e igualdade das mulheres em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *